
O Ginásio Guilherme Paraense, conhecido como Mangueirinho, em Belém (PA), será o cenário do Mundial de Clubes de vôlei masculino, que começa nesta terça-feira (16). O Brasil está representado por três equipes entre os oito participantes do torneio. O atual campeão, Cruzeiro, fará sua estreia às 10h (horário de Brasília) contra o Osaka Bluteon, do Japão, em partida válida pelo Grupo B. Às 17h, o Praia Clube enfrenta o Al-Rayyan, do Catar, enquanto o Vôlei Renata, de Campinas (SP), jogará contra o Zawiercie, da Polônia, às 20h30, ambos pelo Grupo A. Os jogos terão transmissão ao vivo na VBTV, plataforma de streaming da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Esta edição marca a estreia da capital paraense como sede do evento da FIVB, que acontece desde 1989. Anteriormente, São Paulo, Betim, Belo Horizonte e Uberlândia receberam o torneio.
Entre os favoritos ao título está o Cruzeiro, que venceu a Superliga 2024/25 e já conquistou cinco troféus do Mundial (2013, 2015, 2016, 2021 e 2024), empatando com o Trentino, da Itália, como o maior vencedor, embora este último não participe desta edição. Na fase de grupos, o Cruzeiro terá pela frente o Perugia (Itália) e o Swehly Sports Club (Líbano), além do Osaka. O Praia Clube, vice-campeão sul-americano, está no Grupo A, junto com o Vôlei Renata, que obteve a vaga como representante do país-sede, e os times Zawiercie e Al-Rayyan.
A primeira fase do torneio contará com jogos entre os quatro clubes de cada grupo até quinta-feira (18), com os dois melhores de cada chave avançando para as semifinais, que ocorrerão no sábado (20). A grande final e a disputa pelo terceiro lugar estão agendadas para domingo (20).