Banco Central bloqueia 1.630 tentativas de contas fraudulentas em novo serviço
BC Protege+ já conta com 145,5 mil usuários ativados em dois dias de operação.

Em apenas dois dias de operação, o novo serviço BC Protege+ do Banco Central (BC) conseguiu bloquear 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas. De acordo com o último levantamento divulgado pela instituição, até as 17h45 desta terça-feira (2), 145,5 mil pessoas já haviam ativado a proteção e as instituições financeiras realizaram 1,9 milhão de consultas ao sistema para validar pedidos de abertura de contas.
Lançado na segunda-feira (1º), o BC Protege+ é um recurso gratuito que visa aumentar a segurança de cidadãos e empresas, prevenindo fraudes na abertura de contas-correntes, contas de poupança e contas de pagamento pré-pagas.
Ao ativar o serviço, o usuário informa oficialmente que não pretende abrir contas nem ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros. A consulta ao sistema pelas instituições financeiras é obrigatória antes de qualquer abertura de conta.
O recurso proporciona uma camada adicional de segurança, prevenindo fraudes de identidade e evitando que produtos financeiros sejam contratados de forma ilegal em nome de cidadãos ou empresas. Para aqueles que desejam abrir uma conta ou ser incluídos em contas de terceiros, é necessário desativar temporariamente a proteção no BC Protege+. O Banco Central recomenda que os usuários programem uma reativação automática para garantir a segurança após o procedimento.
O serviço é gratuito e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento.