Black Friday 2025 inicia com crescimento de 24,5% no faturamento online
Vendas do ecommerce brasileiro superam R$ 1,69 bilhão nas primeiras 12 horas do evento

SÃO PAULO, SP - O ecommerce brasileiro começou a Black Friday 2025 com um forte desempenho nas vendas. Nos primeiros 12 horas desta sexta-feira (28), as lojas virtuais alcançaram um faturamento de R$ 1,69 bilhão, um crescimento de 24,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme dados da Confi Neotrust, que monitora transações do setor.
O aumento nas vendas foi impulsionado pelo volume de pedidos, que totalizou 3,27 milhões, representando uma alta de 44% em relação ao ano anterior. Apesar do crescimento no número de itens vendidos, o tíquete médio apresentou uma queda, passando de R$ 609 em 2024 para R$ 518 nesta edição, uma redução de 17,8%.
A Confi Neotrust estima que este ano pode ser o de melhor desempenho na história do evento. As categorias que mais faturaram até a metade do dia foram smartphones, com R$ 179 milhões, seguidas por TVs (R$ 166 milhões) e geladeiras e refrigeradores (R$ 125 milhões), reforçando a tendência de eletrônicos e eletrodomésticos como protagonistas da data.
Na quinta-feira (27), véspera da Black Friday, o comércio online também apresentou crescimento, com vendas de R$ 2,28 bilhões, um aumento de 34,1% em relação ao mesmo dia do ano anterior. O número de pedidos subiu 63,2%, totalizando 5,9 milhões, embora o tíquete médio tenha caído para R$ 385, abaixo dos R$ 469 registrados em 2024. TVs, smartphones e calçados foram os itens mais vendidos na quinta.
No acumulado de novembro, de 1º a 27, o setor atingiu R$ 39,2 bilhões, uma elevação de 36,2% em relação ao ano passado. O número de pedidos também aumentou, subindo 48,8% para 124,9 milhões, enquanto o tíquete médio caiu 8,5%, ficando em R$ 313. Esses dados reforçam o conceito de 'Black November', onde o varejo antecipa promoções para distribuir as vendas ao longo do mês.
Segundo Léo Homrich Bicalho, head de negócios da Confi Neotrust, a antecipação das ofertas em novembro não diminuiu a força da Black Friday. 'Mesmo com tíquete médio mais baixo, a Black Friday continua sendo o momento em que os consumidores concentram compras de maior valor', destacou.
Os dados foram coletados pela plataforma Hora a Hora da Confi Neotrust, que monitora transações de mais de 7.000 lojas parceiras e acompanha o comportamento de mais de 80 milhões de consumidores digitais, atualizando informações sobre faturamento, unidades vendidas e preços a cada hora, com detalhes regionais e por categoria em mais de 2.000 subdivisões do ecommerce.
Os eletrônicos lideram a lista de produtos desejados pelos consumidores (67%), seguidos por itens de beleza e cuidados pessoais (63%), eletrodomésticos (63%), moda e acessórios (58%) e cama, mesa e banho (44%).