Trump avalia ajustes nas tarifas de produtos conforme necessidade
Presidente dos EUA destaca importância das tarifas na recuperação industrial do país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou sua intenção de continuar utilizando as tarifas como uma ferramenta central de sua política econômica e industrial. Em entrevista ao Politico, o mandatário republicano respondeu de forma ambígua quando questionado sobre a possibilidade de reduzir tarifas em uma gama maior de produtos, afirmando: “Em alguns, sim. E, em outros, eu vou aumentar as tarifas”. Trump argumentou que essas medidas estão contribuindo para trazer montadoras de volta ao país.
Além disso, Trump mencionou o retorno de fábricas de semicondutores para os EUA, ressaltando que a inteligência artificial (IA) está avançando em níveis sem precedentes e que o país poderá oferecer “empregos como nunca se viu”. O presidente destacou ainda que continuará a ajustar as tarifas sempre que julgar necessário.
Uma das principais mudanças anunciadas foi o aumento do prazo máximo para afastamento, que passou de 30 para 60 dias, embora de forma excepcional e temporária, valendo até abril. Após esse período, a norma anterior, publicada em novembro, voltará a limitar o prazo a 30 dias quando o pedido de auxílio for realizado pelo Meu INSS.