Atenção: Extensões maliciosas no Firefox podem comprometer sua segurança
Pesquisadores alertam para 17 extensões que estavam roubando dados de usuários e comprometendo links de afiliados.

Pesquisadores de segurança da Koi Security identificaram 17 extensões maliciosas do Firefox que estavam implantando backdoors e monitorando o comportamento de navegação dos usuários. A campanha, chamada de "GhostPoster", revelou que algumas dessas extensões utilizavam um método inovador para recuperar códigos maliciosos.
Essas extensões foram baixadas mais de 50.000 vezes e, entre suas funções, estavam o sequestro de links de afiliados, injeção de rastreadores e a ativação de mecanismos de fraude publicitária.
A lista das extensões comprometidas inclui:
- free-vpn-forever
- screenshot-saved-easy
- weather-best-forecast
- crxmouse-gesture
- cache-fast-site-loader
- freemp3downloader
- google-translate-right-clicks
- google-traductor-esp
- world-wide-vpn
- dark-reader-for-ff
- translator-gbbd
- i-like-weather
- google-translate-pro-extension
- 谷歌-翻译
- libretv-watch-free-videos
- ad-stop
- right-click-google-translate
Algumas dessas extensões escondiam códigos JavaScript maliciosos em seus logotipos. Esses códigos orientavam como baixar o payload principal de um servidor remoto, e os atacantes limitaram a entrega desse payload a apenas 10% das vezes, dificultando a detecção.
O payload principal poderia sequestrar links de afiliados em grandes sites de e-commerce, injetar rastreadores do Google Analytics em todas as páginas visitadas, e ainda remover cabeçalhos de segurança das respostas HTTP. Além disso, ele poderia contornar CAPTCHAs e injetar iframes invisíveis, usados para fraudes publicitárias e rastreamento.
Embora o roubo de dinheiro de afiliados e o monitoramento do comportamento do usuário sejam preocupantes, os pesquisadores alertaram que a situação pode se agravar, caso os atacantes decidam coletar senhas ou redirecionar usuários para páginas de phishing.
Após a descoberta, a Mozilla removeu todas as extensões comprometidas de sua loja de complementos. A empresa afirmou: "Nossa equipe de complementos investigou o relatório e, como resultado, tomou medidas para remover todas essas extensões do AMO. Atualizamos nossos sistemas automatizados para detectar e bloquear extensões que utilizam ataques semelhantes agora e no futuro. Continuamos a melhorar nossos sistemas à medida que novos ataques surgem."
Se você estiver utilizando alguma dessas extensões, é aconselhável removê-las imediatamente e proteger suas contas mais importantes.