Atualização importante dos óculos Ray-Ban Meta traz melhorias de áudio, especialmente para usuários do Spotify

A mais recente atualização dos óculos inteligentes Ray-Ban e Oakley Meta está sendo liberada, e a versão 21 adiciona duas ferramentas de áudio poderosas que prometem melhorar a experiência do usuário.
A primeira delas, chamada Conversation Focus, foi anunciada durante o evento Meta Connect 2025. O recurso chega hoje aos participantes do programa de acesso antecipado, que é limitado a usuários nos Estados Unidos e no Canadá. O objetivo é facilitar a audição de conversas em ambientes barulhentos.
Com essa funcionalidade, a Meta afirma que os microfones dos óculos conseguem captar a voz da pessoa com quem você está conversando, isolando suas palavras do ruído de festas, do barulho de restaurantes movimentados ou do som de passageiros em um trem. A voz da pessoa é então reproduzida pelos alto-falantes dos óculos, e você pode ajustar o nível de amplificação deslizando na haste dos óculos, semelhante ao controle de volume de músicas. Após participar de várias festas recentemente, onde ouvir os outros se torna um desafio, essa ferramenta parece bastante útil.
Vale ressaltar que, como se trata de uma ferramenta de acesso antecipado, o Conversation Focus pode não funcionar perfeitamente logo de início.
Trilha sonora para sua visão
A segunda atualização de áudio está disponível para um público mais amplo, mas é necessário ter uma conta no Spotify para aproveitar. Se você conectar o serviço de streaming de música à sua conta Meta, pode utilizar a função de reconhecimento visual dos óculos para criar trilhas sonoras baseadas no que está vendo — seja tocando músicas de um álbum que você avistou ou escolhendo faixas que se encaixam na sua visão atual.
Basta dizer algo como “Ei Meta, toque uma música que combine com esta vista.” O Spotify então usará sua biblioteca e seu histórico musical para trazer a trilha sonora ideal para sua experiência.
Embora eu use o Apple Music em vez do Spotify, essa funcionalidade me faz considerar a troca para o serviço rival, pois parece promissora e divertida.