Executivos de TI buscam equilíbrio entre segurança e produtividade em softwares de escritório

Uma pesquisa recente revela que apenas 6% dos líderes de TI estão satisfeitos com suas configurações tecnológicas atuais, com muitos expressando preocupações em relação a custos, segurança e complexidade.
Esse cenário indica um público receptivo a novas soluções tecnológicas, uma vez que 87% dos líderes estão dispostos a substituir suas suítes de produtividade em prol de plataformas mais unificadas e seguras.
O relatório da JumpCloud e Google Workspace enfatiza a necessidade de stacks consolidadas, especialmente após um período de saturação tecnológica com ferramentas para diversas finalidades.
Líderes de TI desejam simplificar suas pilhas tecnológicas
Segundo a pesquisa, as altas demandas administrativas, configurações de segurança complexas e preços complicados estão entre os maiores desafios enfrentados pelos líderes de TI. O relatório aponta que uma forma eficaz de consolidar diversos softwares é através da inteligência artificial (IA).
Atualmente, cerca de dois terços dos líderes de TI carecem de gestão unificada e automatizada de dispositivos (62%), aplicação de políticas de segurança (64%) e gestão de conformidade (66%), com quase metade não possuindo uma gestão de identidade totalmente unificada (46%).
"Essa abordagem unificada é mais eficaz do que adquirir e proteger o uso de uma coleção desorganizada de ferramentas separadas", afirma Andy Wen, Diretor Sênior de Gerenciamento de Produtos de Segurança do Google Workspace.
O estudo também critica a plataforma Microsoft 365, com líderes de TI reclamando do alto overhead administrativo (45%), da complexidade na configuração de segurança (44%), da dificuldade de licenciamento e preços (40%) e do lock-in de fornecedores (25%).
Além de utilizar a IA para integrar grandes volumes de dados em plataformas consolidadas, a JumpCloud ressalta que uma postura de segurança de confiança zero é fundamental para prevenir ataques e criar um "local claro para gerenciar usuários e dispositivos".