segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Tecnologia

Microsoft corrige problema em recurso de segurança do Windows 11 que controla instalações de aplicativos

Tecnologia2 min de leitura
Microsoft corrige problema em recurso de segurança do Windows 11 que controla instalações de aplicativos
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

A Microsoft fez alterações em um recurso de segurança do Windows 11, permitindo que ele seja ativado ou desativado conforme necessário, pelo menos nas versões de teste. Atualmente, ao desativar o Controle de Aplicativos Inteligente (Smart App Control), não há como reativá-lo.

O Controle de Aplicativos Inteligente (SAC) é uma funcionalidade que analisa qualquer aplicativo que você tenta instalar em seu PC com Windows 11, verificando-o em relação à inteligência de ameaças da Microsoft para identificar possíveis riscos.

Quando o SAC detecta um problema que pode indicar a presença de malware ou um 'programa indesejado potencial' (PUP), ele bloqueia a instalação, garantindo a sua segurança. No entanto, o recurso pode ser excessivamente cauteloso, impedindo a instalação de softwares legítimos. Se o usuário tiver certeza de que o aplicativo é seguro e quiser desativar o SAC, não conseguirá reativá-lo posteriormente.

A Microsoft, em uma FAQ sobre o recurso, explica que o SAC só pode ser ativado em instalações limpas do Windows 11, para garantir que aplicativos não confiáveis não estejam em execução no dispositivo ao ativá-lo. Isso significa que, se o SAC for desativado, a única forma de reativá-lo é reinstalar ou redefinir o Windows 11, o que pode ser um grande incômodo.

Felizmente, a Microsoft reconheceu a necessidade de mudança e agora permite que o SAC seja ativado ou desativado a qualquer momento através das configurações de Segurança do Windows.

Essa alteração é vista como uma melhoria esperada, já que a atual implementação do SAC pode ser frustrante para os usuários. O novo recurso permitirá que os usuários instalem aplicativos que sabem ser seguros, mesmo que o SAC os bloqueie temporariamente.