segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Tecnologia

Microsoft esclarece como os agentes de IA do Windows 11 terão acesso aos seus arquivos – mas preocupações persistem

Tecnologia2 min de leitura
Microsoft esclarece como os agentes de IA do Windows 11 terão acesso aos seus arquivos – mas preocupações persistem
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

A Microsoft atualizou um documento de suporte com mais informações sobre como os agentes de IA funcionarão no Windows 11, especialmente em relação às permissões para acessar os arquivos do seu PC. Embora isso ajude a aliviar algumas preocupações sobre essa funcionalidade, outras inquietações ainda permanecem.

Recentemente, os agentes foram apresentados como um avanço significativo da IA no Windows 11, e a Microsoft está se preparando para testá-los, introduzindo um controle deslizante para ativar as 'funcionalidades experimentais' nas versões de teste.

Uma das preocupações era que ao ativar essa opção, os agentes teriam acesso automático aos seus arquivos, mesmo que em pastas limitadas, como documentos pessoais, vídeos e downloads. No entanto, a Microsoft confirmou que isso não ocorrerá. Mesmo com os agentes experimentais habilitados, eles não terão acesso às pastas pessoais por padrão, precisando solicitar permissão toda vez que desejarem acessar arquivos.

Quando um agente de IA precisar acessar um arquivo para realizar uma tarefa, uma caixa de diálogo solicitará sua autorização, e você poderá permitir o acesso apenas uma vez, conceder acesso permanente ou negar a solicitação. Essas são as opções padrão do Windows para esse tipo de situação.

Além disso, será possível personalizar as permissões para cada agente. Inicialmente, os agentes incluirão Copilot, Researcher e Analyst, o que é uma boa notícia.

Embora essa clareza sobre as permissões dos agentes de IA seja bem-vinda, ainda existem preocupações significativas sobre sua implementação. A Microsoft está ciente de que a introdução de bugs no Windows 11 pode afetar esses novos recursos, e a possibilidade de que os agentes possam abrir novas vulnerabilidades relacionadas a malware não é reconfortante.

Vale lembrar que você não é obrigado a permitir que os agentes de IA acessem seu PC. Assim como outros recursos polêmicos, como o Recall, você pode optar por não ativá-los se tiver dúvidas.