segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Tecnologia

Nokia alerta: 'A IA é grande demais para a internet europeia'

Empresa pede colaboração para modernização das redes.

Tecnologia2 min de leitura
Nokia alerta: 'A IA é grande demais para a internet europeia'
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

Nokia afirma que 'a IA é grande demais para a internet europeia' e pede por modernização em redes
A maioria dos usuários de IA já enfrenta problemas de latência, tempo de inatividade ou limitações de throughput
Governos, telecomunicações e empresas precisam trabalhar juntos
Nokia lançou um relatório afirmando que "a IA é grande demais para a internet europeia", destacando a necessidade urgente de colaboração em nível global no setor. Isso ocorre em um momento em que aproximadamente dois terços das organizações pesquisadas já utilizam IA em suas operações, com um número ainda maior testando projetos piloto, o que intensifica a pressão sobre as redes atualmente.

Mais da metade dos participantes do estudo relatou problemas como latência, tempo de inatividade e limitações de throughput devido ao aumento do tráfego gerado pela IA e por dados, o que indica que as empresas de telecomunicações devem se unir para resolver essas questões antes que se tornem irreversíveis.

De acordo com a pesquisa, que se concentra principalmente na Europa, 86% das empresas europeias concordam que as redes atuais não são adequadas para a adoção generalizada da IA. Além disso, mais de três quartos (78%) expressam preocupações sobre como as limitações da infraestrutura podem restringir o escalonamento de suas iniciativas de IA, enquanto 54% já notaram um desempenho insatisfatório das redes.

O estudo também revelou que as preocupações dos EUA são semelhantes às da Europa, com 88% das empresas e operadoras de telecomunicações americanas reconhecendo que limitações de infraestrutura podem prejudicar o crescimento futuro da IA.

"Esta pesquisa demonstra uma clara compreensão no ecossistema de que as futuras demandas exigirã redes mais avançadas e nativas da IA, além de investimentos substanciais para fortalecer os requisitos de rede", explicou Pallavi Mahajan, CTO e CAIO da Nokia.

Não se trata apenas de desempenho. Com as atuais disputas tecnológicas geopolíticas e a soberania de dados se tornando uma prioridade global, quase um terço dos líderes empresariais europeus se preocupa que problemas de infraestrutura possam forçá-los a transferir operações para o exterior, em um momento em que há um movimento de retorno à localidade.

Para avançar, a Nokia está convocando governos, empresas de telecomunicações e organizações a trabalharem juntos na modernização das redes, incluindo a atualização para suportar tráfego de baixa latência e bidirecional.