O fim da era da TV por satélite: Sky Q descontinuado, e Sky Stream é o futuro

A Sky Q não está mais disponível para pedidos online, indicando o início do fim da TV por satélite no Reino Unido. Os assinantes atuais não precisam se preocupar com a perda do serviço, pois ele permanecerá ativo.
A Sky está recomendando os produtos Sky Glass e Sky Stream, que são as novas apostas da empresa. O site da Sky Store já informa aos interessados que a Sky Q foi descontinuada e direciona os usuários para os novos produtos. A página do Sky Q agora exibe a mensagem: "Desplugamos a Sky Q. Conecte-se ao Sky Stream por menos".
Essa mudança não é uma surpresa, visto que a Sky Stream foi lançada em 2022 e a visibilidade da Sky Q diminuiu desde então. Contudo, trata-se de um marco importante no setor.
A Sky, que começou suas transmissões via satélite no Reino Unido em 1989 com apenas quatro canais, expandiu consideravelmente sua oferta ao longo dos anos. Para muitos, a Sky tornou-se um símbolo de status, especialmente para aqueles que tinham acesso a pacotes com uma variedade de canais.
A razão para a transição para a TV pela internet é clara: a transmissão via satélite é cara, e os satélites atuais estão se aproximando do fim de sua vida útil de 15 anos. Com a crescente popularidade do streaming, o mercado para a TV por satélite não é mais o mesmo. Assim, não há interesse em investir recursos significativos em uma tecnologia que oferece retornos limitados.
Os atuais assinantes da Sky Q podem ficar tranquilos, pois os serviços não serão interrompidos tão cedo. É provável que a transmissão via satélite continue até o final da década, ou até mais. Para quem deseja saber mais sobre a transição da Sky Q para a Sky Stream, há relatos disponíveis.
É evidente que a era da TV por satélite chegou ao fim. O futuro é do streaming.