OpenAI anuncia contratação de George Osborne para liderar expansão global do centro de dados Stargate

A OpenAI designou George Osborne como Diretor-Geral e Head of OpenAI for Countries, um cargo que o colocará à frente da expansão do centro de dados Stargate fora dos Estados Unidos.
Entre suas responsabilidades, Osborne também ajudará governos na adoção e implementação das ferramentas da OpenAI, além de expandir parcerias governamentais e contribuir para a infraestrutura de IA e casos de uso em serviços públicos.
A expansão 'for Countries' foi integrada ao Projeto Stargate em maio de 2025, em resposta à demanda de vários países que solicitaram ajuda da OpenAI para construir uma infraestrutura nacional de IA no estilo Stargate.
O projeto Stargate teve seu início em um campus em Abilene, Texas, com outros locais nos Estados Unidos já planejados. A iniciativa 'for Countries' visa ajudar na construção de uma infraestrutura segura e soberana, oferecendo experiências personalizadas do ChatGPT em relação a língua e cultura.
Quando foi lançado, o OpenAI for Countries tinha como meta trabalhar com 10 países na primeira fase antes de se expandir.
Osborne assumirá o cargo em janeiro de 2026, supervisionando a expansão global do programa da empresa e é esperado que represente a criadora do ChatGPT no Fórum Econômico Mundial em Davos no próximo mês, conforme reportado pela Reuters.
Além de sua passagem de seis anos como Chanceler do Tesouro entre 2010 e 2016, e de cinco anos como Chanceler Sombra antes disso, Osborne também ocupou cargos no banco de investimento Evercore, no Museu Britânico e na Coinbase.
A contratação de uma figura política de destaque pela OpenAI destaca o compromisso da empresa em aprofundar seus laços com agências governamentais, à medida que busca levar a IA à disposição de agências federais globalmente.
“Em minhas conversas com Sam Altman, Brad Lightcap e outros colegas seniores, é claro que eles são líderes excepcionalmente impressionantes e que se importam profundamente com sua missão de garantir que o poder da inteligência artificial seja desenvolvido de forma responsável, e que os benefícios sejam sentidos por todos”, escreveu Osborne em um post no X.