YouTube será a nova casa do Oscar a partir de 2029
A cerimônia dos prêmios da Academia deixa a ABC após quase 50 anos.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e o YouTube firmaram um acordo que fará com que a cerimônia do Oscar, a partir de 2029, seja transmitida pela plataforma de vídeos. A mudança representa o fim de uma era, já que a premiação foi exibida pela ABC desde 1976.
Este movimento é significativo para a televisão por streaming e indica uma possível transformação nos hábitos de consumo, especialmente em um momento em que a audiência de TV linear enfrenta desafios. Em um relatório recente da Nielsen, foi revelado que o streaming superou a audiência combinada da TV aberta e a cabo pela primeira vez.
Eventos ao vivo, como o Oscar e competições esportivas, ainda atraem espectadores, mas plataformas como Netflix, Amazon e Apple têm se associado a ligas esportivas para transmitir jogos ao vivo. Embora as cerimônias de premiação tenham permanecido na TV convencional até agora, a Disney já começou a transmitir o Oscar em seus serviços de streaming, como Disney+ e Hulu.
De acordo com um comunicado da Academia, o YouTube começará a transmitir o Oscar a partir da 101ª edição e continuará a fazê-lo até 2033. Bill Kramer, CEO da Academia, e Lynette Howell Taylor, presidente da Academia, expressaram entusiasmo por esta nova parceria, que incluirá não apenas a cerimônia principal, mas também o anúncio dos indicados, o tapete vermelho e outros conteúdos exclusivos dos bastidores.
Os fãs do Oscar podem ficar aliviados ao saber que a cerimônia será transmitida ao vivo e gratuitamente no YouTube, além de estar disponível para assinantes do YouTube TV. No entanto, a mudança pode causar estranhamento entre os tradicionais espectadores, que precisarão de uma Smart TV ou do aplicativo do YouTube para acompanhar o evento em 2029.
Com a queda nas audiências, a ABC e a Academia já fizeram ajustes em 2024, incluindo a antecipação do horário de início da cerimônia, que resultou na maior audiência desde 2020, com 19,5 milhões de espectadores. No entanto, considerando que o YouTube conta com 2,7 bilhões de usuários ativos mensais, a oportunidade de alcance pode ser significativamente maior.
O futuro do Oscar está incerto após o término do contrato, com possibilidades de renovações ou novas propostas de plataformas como Disney+, Netflix, Amazon Prime Video ou Apple TV. O que é certo é que o cenário da televisão linear pode nunca mais ser o mesmo.