Consulta ao Lote da Malha Fina do Imposto de Renda é Liberada pela Receita Federal
Cerca de 249 mil contribuintes podem verificar se têm direito à restituição a partir de hoje.

Hoje, sexta-feira (21), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda referente a fevereiro, que também inclui restituições de anos anteriores. Aproximadamente 249 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco podem acessar essa informação a partir das 10h.
No total, 214.310 contribuintes receberão R$ 494,09 milhões em restituições, sendo que R$ 296,95 milhões são destinados a contribuintes que têm prioridade no reembolso. Entre esses, estão 138.164 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e escolheram receber a restituição via Pix.
Além disso, têm prioridade contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério, portadores de deficiência física ou mental, de doenças graves e contribuintes acima de 80 anos.
Restituições também serão pagas a 30.867 contribuintes não prioritários que conseguiram regularizar suas situações e saíram da malha fina. Os interessados podem consultar a situação na página da Receita Federal, clicando em 'Meu Imposto de Renda' e, em seguida, em 'Consultar a Restituição'. A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo da Receita Federal disponível para dispositivos móveis.
Os pagamentos estão programados para o dia 28 de novembro, seguindo a conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Para aqueles que não estiverem na lista, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração e, caso haja pendências, enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Em situações onde a restituição não é depositada, como em contas desativadas, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou pelos números de contato da Central de Relacionamento do banco.
Se o valor não for resgatado após um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição não resgatada no Portal e-CAC.