segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Economia

Funcionária da Caixa é investigada por fraudes em contas bancárias

Operação da Polícia Federal revela prejuízo de R$ 500 mil a clientes da instituição.

Economia2 min de leitura
Funcionária da Caixa é investigada por fraudes em contas bancárias
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (14), uma operação em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, visando investigar fraudes bancárias envolvendo a Caixa Econômica Federal (CEF). A ação é dirigida contra uma servidora da instituição acusada de manipular cadastros de clientes, resultando em um prejuízo estimado em R$ 500 mil.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos bairros Parque Tamandaré e Centro. Além das ordens judiciais emitidas pela 2ª Vara Federal de Niterói, a suspeita foi submetida a medidas cautelares, diferentes da prisão.

As investigações revelaram que a funcionária atuava de maneira isolada, realizando alterações irregulares nos dados cadastrais dos clientes, reemitindo cartões bancários de forma indevida e efetuando saques em terminais de autoatendimento. Também foram identificadas contratações suspeitas de cartões de crédito.

O inquérito teve início após a Caixa detectar movimentações atípicas, como a manipulação sistemática de dados de contas e a reemissão de múltiplos cartões para um mesmo endereço. Até agora, 52 clientes tiveram seus cadastros alterados irregularmente.

Na operação, foram apreendidos dois celulares, dois notebooks, sete cartões bancários em nome de terceiros e diversos documentos que podem ser relevantes para o caso.

A investigada poderá ser responsabilizada por crimes como inserção de dados falsos em sistema de informação, peculato e furto qualificado.

A Agência Brasil contatou a Caixa para obter um posicionamento sobre o caso e aguarda retorno.