sábado, 10 de janeiro de 2026
Ao vivo
Esportes

Atletas que serão homenageados no Hall da Fama do COB são anunciados

Cinco ícones do esporte brasileiro receberão homenagem em cerimônia ainda a ser definida

Esportes2 min de leitura
Atletas que serão homenageados no Hall da Fama do COB são anunciados
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) revelou nesta sexta-feira (9) os cinco atletas que serão homenageados este ano no Hall da Fama da entidade, que foi criado em 2018. Entre os escolhidos está Oscar Schimidt, renomado jogador de basquete e maior cestinha olímpico da história, além de Ricardo Santos e Emanuel Rego, campeões olímpicos de vôlei de praia nos Jogos de Atenas 2004. Também foram selecionados Alexandre Welter e Lars Björkström, a primeira dupla brasileira a conquistar a medalha de ouro olímpica na vela, em Moscou 1980.

A escolha dos novos integrantes do Hall da Fama foi feita pela comissão avaliadora no último dia 10. Durante a cerimônia, a data e o local ainda serão anunciados, os atletas terão suas marcas de pés e mãos eternizadas em moldes.

Marco La Porta, presidente do COB, expressou seu orgulho ao afirmar: "É um orgulho enorme para o COB homenagear esses gigantes. Não é só sobre reconhecer os grandes feitos e guardar seus nomes na história, é garantir que suas trajetórias sigam inspirando, sigam vivas para sempre, como um farol, dentro do esporte olímpico brasileiro".

Desde a criação do Hall da Fama, em 2018, 39 homenageados já foram reconhecidos. Os primeiros a receberem esta honra foram a dupla de vôlei de praia Jackie Silva e Sandra Pires, o velejador Torben Grael e o maratonista Vanderlei Cordeiro. Os últimos homenageados foram a ginasta Daiane dos Santos, o judoca Edinanci Silva, o tenista Gustavo Kuerten e o atirador esportivo Afrânico Costa, in memoriam, eleitos em 2025.

Biografia dos atletas

Alex Welter e Lars Björkström - vela
Alex Welter e Lars Björkström fizeram história ao conquistar a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil na vela, na classe Tornado, durante os Jogos de Moscou em 1980. Após uma carreira de sucesso, ambos continuaram envolvidos com o Movimento Olímpico, atuando como voluntários nos Jogos do Rio 2016.

Oscar Schmidt - basquete
Conhecido como Mão Santa, Oscar Schmidt é uma lenda do basquete mundial e o único atleta a ultrapassar a marca de 1.000 pontos em Jogos Olímpicos. Com cinco participações consecutivas, ele é um dos 100 maiores jogadores de basquete de todos os tempos.

Ricardo Santos e Emanuel Rego - vôlei de praia
Ricardo Santos e Emanuel Rego são considerados ícones do vôlei de praia, tendo conquistado a medalha de ouro em Atenas 2004 e o bronze em Pequim 2008. Além de diversos títulos internacionais, eles são fundamentais para a popularização do vôlei de praia no Brasil.