Chuva intensa e ventos de até 70 km/h marcam o início de 2026
Calor e umidade contribuem para instabilidade climática em diversas regiões do Brasil

Foto: Pixabay
O primeiro dia do ano de 2026 é marcado por chuvas em várias partes do Brasil, conforme informações da Climatempo. A combinação de calor e umidade mantém o alerta para pancadas fortes, temporais e rajadas de vento em diferentes regiões do país.
No Sul, o dia começou com chuvas moderadas a fortes no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e partes do Paraná. As instabilidades se espalharam ao longo do dia, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, com possibilidade de temporais. O calor continua predominante, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.
No Sudeste, as chuvas ocorrem de forma moderada em Minas Gerais e São Paulo, com risco de temporais. O mar agitado no Espírito Santo e avisos de ressaca foram emitidos para o litoral carioca. As rajadas de vento podem chegar a 70 km/h no litoral do Rio de Janeiro.
Na região Centro-Oeste, as chuvas estão mais concentradas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com risco de temporais. A temperatura permanece elevada, e rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h.
O Nordeste apresenta chuvas mais fracas, mas novas instabilidades devem ocorrer no final do dia, especialmente na Bahia e no Piauí. No Norte, o Amazonas e Rondônia enfrentam chuvas intensas, com risco de temporais no oeste do Amazonas. A previsão é de que as temperaturas permaneçam altas em todas as regiões.