Ciclone trará chuvas intensas e ventos fortes no Sul do Brasil neste fim de semana
Fenômeno deve causar acumulados de até 100 mm e alertas de temporais em diversos estados

Foto: Ilustração/NASA
Um ciclone extratropical, associado a uma frente fria, está se formando entre o Uruguai e o Sul do Brasil, trazendo previsões de chuvas fortes e ventanias. A Climatempo indica que este fenômeno será o primeiro a impactar diretamente a região em 2026, com potencial para gerar chuvas de até 100 mm em algumas áreas.
O sistema se intensifica entre hoje e amanhã (9), com foco no Paraguai e no norte da Argentina, e deve se tornar um ciclone extratropical na madrugada do sábado (10), afetando principalmente o Rio Grande do Sul.
Para o estado gaúcho, a previsão é de que a formação do ciclone cause uma grande quantidade de nuvens, resultando em chuvas volumosas, relâmpagos e rajadas de vento que podem variar entre 80 km/h e 100 km/h. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já emitiu alertas para a possibilidade de alagamentos e enxurradas nas áreas centrais e oeste do estado.
Ainda no sábado, a maior parte do Rio Grande do Sul enfrentará temporais, com exceção do extremo oeste. No domingo, as chuvas devem diminuir, mas ainda há chances de tempestades no norte e nordeste do estado.
Além disso, a influência do ciclone pode ser sentida em Santa Catarina e Paraná, onde pancadas de chuva e raios são esperados, especialmente à tarde e à noite.
Em Mato Grosso do Sul e São Paulo, também há previsão de chuvas com raios, mas essas condições estão mais ligadas às altas temperaturas da região. A expectativa é que a frente fria aumente a intensidade das chuvas em todo o Mato Grosso do Sul e em áreas do oeste e sul paulista no fim de semana.