sexta-feira, 9 de janeiro de 2026
Ao vivo
Negócios

Paraguai aprova legislação que permite cultivo de tilápia em Itaipu

Nova lei possibilita licenciamento ambiental para aquicultura no reservatório

Negócios2 min de leitura

Publicidade

Anuncie aqui

tilápia

Foto: divulgação/Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, sancionou a lei nº 7.618/2025, que estabelece um regime de licenciamento ambiental para o cultivo e comercialização de espécies exóticas em corpos d’água. A legislação, publicada na Gaceta Oficial em 22 de dezembro, marca um passo significativo para a produção de tilápia na Usina Hidrelétrica de Itaipu, que é um projeto conjunto entre Brasil e Paraguai.

Até agora, o cultivo de tilápia no lado paraguaio enfrentava barreiras legais, apesar de estudos já terem demonstrado a viabilidade da prática no reservatório. O próximo passo para a liberação do cultivo inclui uma revisão do Acordo Bilateral Brasil-Paraguai, que atualmente proíbe o uso de espécies exóticas.

O Ministério da Pesca e Aquicultura e a Itaipu Binacional têm trabalhado juntos, com estudos indicando que o cultivo de tilápias pode ser realizado de forma segura. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou a importância de um marco legal que una os dois países para transformar o potencial produtivo da região em um projeto sustentável de longo prazo.

A capacidade do reservatório de Itaipu é estimada em cerca de 400 mil toneladas de pescado por ano, o que poderia quase dobrar a produção de tilápias no Brasil e gerar aproximadamente 12.500 empregos diretos e indiretos.