sábado, 10 de janeiro de 2026
Ao vivo
Negócios

Turquia reconhece nove fábricas brasileiras para exportação de gelatina e colágeno

Decisão fortalece acesso do Brasil ao mercado turco e valida a produção nacional.

Negócios2 min de leitura

Publicidade

Anuncie aqui

Bandeiras da Turquia e do Brasil

Foto: Reprodução/Mapa

A Turquia autorizou a exportação de gelatina e colágeno por nove unidades brasileiras, uma ação que amplia o acesso do Brasil a esse importante mercado internacional e reforça o reconhecimento da qualidade sanitária da produção nacional.

Essa habilitação decorreu de auditorias sanitárias realizadas em campo e da análise de documentação técnica. As inspeções avaliaram os controles de qualidade, processos produtivos e as exigências sanitárias estipuladas pelas autoridades turcas.

A inclusão das fábricas brasileiras se deu após uma missão veterinária oficial no final de 2025, e considerou também o histórico positivo das unidades que já estavam autorizadas pela União Europeia.

Durante a missão técnica, representantes turcos visitaram três estabelecimentos no Brasil, confirmando que atendem aos padrões sanitários exigidos para a produção de gelatina e colágeno para exportação. Além disso, outras seis fábricas receberam a habilitação com base na análise de documentos, já que estavam na lista do sistema TRACES, da União Europeia, que reúne estabelecimentos autorizados a exportar produtos de origem animal.

O reconhecimento sanitário permitiu que o Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia incluísse as fábricas brasileiras na sua lista oficial de exportadores autorizados. Este processo dispensou novas auditorias presenciais, mas exigiu a comprovação dos controles sanitários implementados no Brasil.

Os registros das empresas habilitadas são mantidos no sistema TROIS, uma nova plataforma turca que compila informações sobre países e estabelecimentos que podem exportar produtos de origem animal. Atualmente, dez estabelecimentos estão autorizados a exportar gelatina e colágeno para a Turquia, sendo seis deles brasileiros, o que ressalta a presença do Brasil nesse segmento.

Entre as unidades habilitadas, algumas estão voltadas exclusivamente para gelatina, enquanto outras são dedicadas ao colágeno. O Brasil figura tanto nas autorizações de gelatina quanto nas de colágeno.

Além das nove habilitações já concedidas, outras oito fábricas brasileiras estão em processo de avaliação pelas autoridades turcas, com expectativa de novas aprovações nos próximos meses. A ampliação da lista de habilitações proporciona maior previsibilidade nas operações comerciais e fortalece o acesso do Brasil ao mercado turco, criando condições mais estáveis para o planejamento das exportações.