Defesa de Bolsonaro solicita autorização para nova cirurgia ao STF
Ex-presidente enfrenta problemas de saúde e pede internação de cinco a sete dias.

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso por tentativa de golpe de Estado, protocolaram nesta terça-feira (9) um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele seja autorizado a realizar uma nova cirurgia. A solicitação se baseia na necessidade de tratamento para uma crise de hipotireoidismo, que a defesa considera uma sequela de cirurgias anteriores, além de uma hérnia inguinal.
No pedido, os advogados informam que, conforme orientação médica, Bolsonaro necessita de cirurgia tanto para tratar episódios de soluços, já registrados nos autos como consequência de intervenções anteriores, quanto pela piora do quadro de hérnia inguinal unilateral.
A defesa solicita ainda que o STF permita que o ex-presidente deixe sua cela, onde cumpre pena na sede da Polícia Federal em Brasília, para permanecer internado por um período de cinco a sete dias.
Além disso, os advogados reiteraram um pedido anterior para que Bolsonaro possa cumprir sua pena em prisão domiciliar, sob a justificativa de agravamento de sua saúde desde o atentado a faca que sofreu durante a campanha de 2018.
Vale lembrar que em abril deste ano, Bolsonaro já havia passado por uma cirurgia abdominal complexa, que resultou em três semanas de internação.
O ex-presidente está detido na sede da PF desde o final de novembro, após tentar remover sua tornozeleira eletrônica com um ferro de solda. Ele foi condenado em setembro a 27 anos de prisão por tentar se manter no poder por meio de um plano golpista e incentivar ações que culminaram na invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, após sua derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva.