Lula alerta que intervenção na Venezuela pode causar catástrofe humanitária
Presidente brasileiro critica ameaças dos EUA durante reunião do Mercosul em Foz do Iguaçu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (20) que uma possível intervenção militar na Venezuela seria desastrosa e criaria um precedente perigoso. A declaração foi feita em Foz do Iguaçu (PR), durante uma reunião do Mercosul, em resposta às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou o bloqueio de navios petroleiros sob sanção americana na região.
A ação de Trump é vista como um indicativo de uma possível guerra contra a Venezuela, que está sob o governo do ditador chavista Nicolás Maduro. Militares americanos têm realizado ataques a embarcações nas proximidades do país sul-americano.
Lula destacou que “os limites do direito internacional estão sendo testados” e que uma intervenção armada representaria uma catástrofe humanitária para toda a região e um perigoso exemplo para o mundo. Ele também fez uma referência ao conflito entre Argentina e Reino Unido pelas Ilhas Malvinas, ocorrida entre abril e junho de 1982, afirmando que, mais de quarenta anos depois, a América do Sul enfrenta novamente a ameaça da presença militar de uma potência externa.