segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Política

Início do Julgamento dos Envolvidos na Minuta do Golpe de Estado

Supremo Tribunal Federal abre processo contra acusados de tentativas de desestabilização do governo

Política2 min de leitura
Início do Julgamento dos Envolvidos na Minuta do Golpe de Estado
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil inicia na próxima terça-feira o julgamento dos indivíduos envolvidos na elaboração da minuta do golpe de Estado, um processo que já resultou na condenação do ex-Presidente Jair Bolsonaro.

Segundo informações do Ministério Público, os réus também são acusados de monitorar uma proposta de "neutralização violenta de autoridades", incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes. Além disso, o grupo é apontado como responsável por articulações junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar o acesso ao voto de eleitores nordestinos durante o segundo turno das eleições presidenciais de outubro de 2022, uma região que tradicionalmente apoia Lula.

Os acusados, que compõem o Núcleo 2 da tentativa de golpe, são: Fernando de Sousa Oliveira (delegado da Polícia Federal), Filipe Garcia Martins Pereira (ex-assessor internacional da Presidência), Marcelo Costa Câmara (coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência), Marília Ferreira de Alencar (delegada e ex-diretora de Inteligência da Polícia Federal), Mário Fernandes (general da reserva do Exército) e Silvinei Vasques (ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal).

O julgamento está previsto para ser concluído em 17 de dezembro e os réus enfrentam acusações de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Essas mesmas acusações já levaram à condenação de Jair Bolsonaro em 11 de setembro, onde foi reconhecido como líder da organização criminosa. O STF já havia julgado e condenado 24 réus pela tentativa de golpe, distribuídos entre os núcleos de acusação.