Senadores enfrentam críticas após visita ao Complexo Penitenciário da Papuda
Damares Alves, Eduardo Girão, Márcio Bittar e Izalci Lucas publicaram vídeo de 'visita técnica' em Brasília

Nesta segunda-feira (17), os senadores Damares Alves, Eduardo Girão, Márcio Bittar e Izalci Lucas realizaram uma visita ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O objetivo da visita, segundo eles, era avaliar as condições do presídio que pode abrigar o ex-presidente Jair Bolsonaro, e foi apresentada como uma 'visita técnica'.
Em suas redes sociais, o senador Eduardo Girão compartilhou um vídeo da visita, onde os parlamentares afirmam que buscavam verificar se a estrutura do complexo penitenciário é adequada para receber detentos condenados pela tentativa de golpe. "Na tarde de hoje, realizamos uma visita técnica na Papuda, representando a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal", informou.
Durante a gravação, os senadores levantaram a questão da saúde de Bolsonaro, questionando a possibilidade de que o ex-presidente cumpra pena na Papuda. "Aqui não seria o local adequado. Deveria ficar na prisão domiciliar", afirmou Izalci Lucas. Damares Alves, por sua vez, mencionou outros presos com problemas de saúde e mais de 80 anos que estão detidos no local, mas não apresentou propostas para melhorar a situação desses detentos, focando apenas na saúde do ex-presidente.
A repercussão nas redes sociais foi negativa, com muitos usuários criticando a visita. Comentários apontaram que a preocupação dos senadores com Bolsonaro contrasta com a falta de atenção a outros presos que ainda não foram condenados e que enfrentam condições precárias. "Isso é um vexame! Há milhares de presos que ainda nem foram condenados, e agora vocês se preocupam com um condenado?", questionou um internauta. Outro comentário ressaltou a ausência de cuidados durante a pandemia, enquanto o ex-presidente se divertia. A publicação acabou recebendo mais críticas do que 'likes'.