Ato em São Paulo Celebra a Vitória da Democracia em Resposta aos Eventos de 8 de Janeiro
Manifesto destaca a importância da memória e da vigilância democrática.

Um manifesto foi apresentado na noite de quinta-feira (8) em São Paulo, celebrando a defesa da democracia diante da tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro de 2023. O evento foi realizado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).
O documento, intitulado Manifesto em Defesa da Democracia, da Justiça e da Soberania Nacional, foi elaborado pelo grupo de advogados Prerrogativas, pelo setorial jurídico do Partido dos Trabalhadores de São Paulo e pelo Centro Acadêmico 11 de Agosto, com o apoio de movimentos sociais e partidos políticos.
Segundo o manifesto, “três anos após a frustrada tentativa de golpe de Estado e do plano de assassinato de um presidente da República eleito, a data de 8 de janeiro se torna um marco nacional de celebração da democracia, pois a memória é fundamental para que novos atos desse tipo não sejam tolerados”.
O texto sublinha que, pela primeira vez na história do Brasil, todos os envolvidos na tentativa de golpe foram responsabilizados por meio de um julgamento justo no Supremo Tribunal Federal.
Além disso, o manifesto menciona a atual situação internacional, incluindo as tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela, e enfatiza que o dia deve ser uma celebração cívica, mas também um momento de alerta contra quaisquer ameaças à democracia.
Durante o evento, houve um tumulto causado por opositores aos partidos de esquerda que organizavam a manifestação, resultando na retirada deles do local, acompanhada de gritos de protesto.